EGMA realizará novas atividades formativas em parceria com a STC-MA, a partir de abril
Acordo de cooperação técnica foi assinado na tarde desta segunda (27). Cursos serão voltados para servidores com temas pertinentes à Administração Pública

Ampliando parcerias. Assim, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) assinou, nesta segunda-feira (27), acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC-MA). A finalidade da parceria é a realização de atividades formativas para servidores públicos da Administração Estadual sobre temas relacionados à eficiência, controle e transparência da gestão no âmbito da administração pública, previstas para iniciar ainda em abril.
O documento foi assinado pela diretora da Escola, Leuzinete Pereira da Silva, e pelo Secretário da STC, Raul Cancian Mochel. Em colaboração, os instrutores que ministrarão as aulas para os servidores de todo o estado interessados nos cursos, serão da própria STC. Todo o plano de trabalho, material didático e sala de aula, entre outros itens necessários, serão disponibilizados pela Escola.
A diretora da EGMA, Leuzinete Pereira da Silva, reforçou as parcerias que estão sendo feitas por meio de acordo de cooperação, a exemplo da Famem ainda neste mês de março (reveja aqui), entre outros órgãos públicos, para ampliar as formações para mais servidores do estado:
“A parceria com a STC é muito importante para darmos continuidade à formação dos servidores, que é uma determinação do governador Carlos Brandão. Portanto, nós seguimos ampliando o leque de cursos e atividades. Temos feito diversos acordos de cooperação e, agora, firmamos acordo com a STC, que tem um público de profissionais com uma expertise peculiar. Neste sentido, precisamos lançar mão também desses profissionais como formadores da Escola, para que as especificidades que têm a Secretaria de Transparência de Controle possam ajudar o estado a melhor fazer uma governança pública de qualidade”, frisou a gestora.
As atividades formativas possuem cargas horárias de até 20h e 40 vagas disponíveis para todos os servidores públicos do Estado do Maranhão. Na variedade de cursos ofertados estão: Curso Básico de Tomadas de Contas Especial; Curso de Processo Disciplinar Administrativo (PAD); Curso sobre Conflito de Interesses; Curso de Processo Administrativo Sancionador de Entes Privados (PAR); Fiscal de Contratos; Curso de Direito Administrativo Disciplinar Militar; Principais falhas e irregularidades encontradas nos convênios estaduais; Prestação de Contas de Gestão e Prestação de Contas de Repasse.
Para o secretário da STC, Raul Mochel, o acordo de cooperação técnica vai ser extremamente importante para reforçar a parceria entre a EGMA e STC: “A STC tem dentro de suas atribuições legais capacitar os servidores públicos do estado em matérias de competência da corregedoria Geral do Estado como, por exemplo, processo administrativo disciplinar, processo administrativo de responsabilização conflito de interesse, entre outros, por meio dos nossos instrutores que são extremamente capacitados e atualizados”, concluiu.