29/08 18:26

EGMA realiza Seminário Didático-pedagógico sobre a Especialização em Gestão Pública


A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realizou na manhã da sexta-feira, (28), o Seminário Didático-pedagógico sobre a Especialização em Gestão Pública. Participaram do encontro, que aconteceu na nova sede da EGMA, localizada na Rua da Estrela, o diretor da EGMA, prof. Odair José, a equipe da coordenação da Especialização e os professores credenciados para ministração das aulas. Além do encontro presencial, a EGMA organizou o encontro via videoconferência, que contou com a participação do prof. Dr. Ramon Vilarino (SP), também integrante da equipe da Especialização.

O evento foi coordenado pelos professores Me. Migue Silva, Silvio Pinheiro e Áurea Prazeres e teve como objetivo a apresentação dos professores, além da abordagem de temas referentes à formação didático-pedagógica, organização do trabalho docente e regimento interno do curso.

O diretor da Escola de Governo, Prof. Odair José, deu as boas-vindas aos professores e destacou que o evento foi uma oportunidade de integração entre a EGMA e o corpo docente, também demonstrou a importância de toda a equipe na implantação e fortalecimento da Especialização em Gestão Pública da EGMA. “Antes de iniciar a rotina em sala de aula, os docentes estão passando por uma formação importante não só para a integração da equipe, como também para a troca de experiências e conhecimento das ferramentas que serão utilizadas ao longo do curso, que acreditamos: será um sucesso!”, afirmou.

Na ocasião, Roberto Matos, secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão (SEPLAN), que também faz parte do corpo docente da Especialização, realizou a palestra “Uma abordagem sobre a Gestão Pública no Estado do Maranhão”. Ao elencar aspectos positivos e avaliar possíveis melhorias que poderão ser implementadas a partir da formação dos servidores públicos estaduais, Roberto Matos fez o seguinte questionamento: “Como a Especialização em Gestão Pública poderá contribuir para essas mudanças?”.

Durante o encontro, a professora convidada Luciana Moreira Muzzi, especialista em Psicopedagogia, realizou a palestra “Diálogos sobre metodologias ativas”. As metodologias ativas são estratégias de ensino e aprendizagem em que o aluno tem uma participação ativa no processo de aprendizagem. O professor atua como orientador, mediador e tutor nesse processo.

Luciana Moreira convidou os professores para uma série de dinâmicas, reforçando a importância do engajamento de todos para utilização de metodologias de aprendizagens baseadas em problemas, projetos e outras ferramentas metodológicas importantes no sentido de superar a ideia de aulas unicamente expositivas com pouca interação dos alunos como protagonistas do processo ensino e aprendizagem.

Na sequência, o prof. Me. Anderson Nogueira, chefe do Departamento de Educação a Distância (EaD) da EGMA, apresentou o Sistema Acadêmico da EGMA, onde professores e alunos estarão integrados. Anderson falou sobre as ferramentas tecnológicas que estarão à disposição e destacou aspectos pertinentes à formação dos servidores públicos estaduais na Especialização em Gestão Pública, a exemplo das formações realizadas mensalmente na plataforma da EGMA Virtual.

Especialização- O curso tem a duração de 14 meses, considerando o tempo do cumprimento dos créditos e a apresentação do Trabalho de Conclusão de – Curso (TCC). A previsão para início das aulas é em setembro.

As aulas vão ser ministradas às sextas-feiras, das 14h às 18h e aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, conforme calendário aprovado pela Diretoria da Escola de Governo do Maranhão.

A realização das atividades presenciais com os alunos, ainda depende da avaliação epidemiológica em virtude da pandemia de Covid-19. As aulas poderão iniciar virtualmente para resguardar a segurança acadêmica e dos servidores da instituição.

Docentes

Participaram do seminário, professores credenciados: Mirleno Monteiro, Iramir Alves, Ramon Vilarino, Cláudio Moraes, Silvio Cesar Ribeiro Pereira, Roberto Matos, Alex Rahbani, Alexandre Sá dos Santos, Ana Letícia Barbosa Lima, Tacilvan Silva Alves, Julia Katia Borgnet Petrus, Lívia Moreira Lima Abas, Pierre Januário e Sílvio Sérgio Pinheiro.

ATENÇÃO

O evento foi realizado no Auditório da nova sede da EGMA, localizada na Rua da Estrela, obedecendo todas as normas sanitárias estabelecidas pelo Protocolo Específico de Medidas Sanitárias Segmentadas para a Realização de Eventos Públicos e Privados de Pequeno Porte. Além das medidas sanitárias gerais contidas no Decreto nº 35.831, de 20 de maio de 2020 e Decreto nº 36.045, de 13 de agosto de 2020, e na portaria nº34, de 28 de maio de 2020, inclusive no que se refere a limite de ocupação.

Entre as determinações estão: dimensionar equipes reduzindo ao menor número possível, sem prejuízos dos serviços contratados. Aplicável a todos os fornecedores que prestarão serviço dentro do espaço onde será realizado o evento, a fim de evitar aglomeração; realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes, mediante o fornecimento dos materiais (álcool em gel 70% e/ou sanitizantes ou produtos antissépticos que possuam efeito similar), além de medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel 70% aos participantes.


Texto: Iza Ribeiro (ASCOM EGMA)


Contatos

contatos

Rua da Estrela, n° 540
São Luís – MA

CEP: 65010-200

E-mails:

ouvidoria@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização