12/11/2020 5:08 pm

EGMA realiza II Seminário de Modernização da Gestão Pública

 

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realiza de 2 a 3 de dezembro o II Seminário de Modernização da Gestão Pública com o tema “Inovação em Governo: Desafios e Perspectivas”. O evento é aberto ao público e acontecerá virtualmente. Os servidores públicos estaduais receberão certificado emitido pela EGMA após o seminário.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através da Plataforma Sympla. O seminário acontecerá das 14h às 17h, com atividades que incluem palestras, oficinas, mesas-redondas, além de apresentação de cases com Laboratórios nacionais de Inovação.

A proposta é oferecer um espaço para troca de experiências em inovação através de abordagens relacionadas aos temas de Modernização e Inovação da Gestão Pública, Cultura de Inovação em Governo, Governo Digital; dentre outros.

APRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO

João Batista Bottentuit é Doutor em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). Desde agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico.

André Tamura é Fundador e Diretor Executivo da WeGov. Empreendedor público, entusiasta da inovação e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Criou o Programa de Inovação HubGov, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Inspirou e facilitou aprendizado de diversos servidores públicos.

PALESTRANTES

Roberta Tiemi Saita é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Diretora de Inovação Substituta da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, possui Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Direitos Humanos pela ENAP e Master em Estudos de Gênero pela Universidade Complutense de Madrid. Anteriormente, atuou no Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos e Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Pedro Cavalcante é Doutor em Ciência Política (UnB). Visiting scholar na Columbia University (2016). Gestor Governamental desde 2004 atualmente no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Líder da Divisão Acadêmica de APB e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Coordenador do GT Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAB). Professor do Mestrado em Administração Pública do Instituto de Direito Público (IDP) e do Programa de Mestrado/Doutorado em Governança da Enap. Possui seis livros publicados e dezenas de artigos científicos nas áreas de ciência política, gestão e políticas públicas.

Marizaura Camões é Coordenadora-Geral de Pesquisa da Enap. Graduada em Psicologia pela UnB (2000), Especialização em Gestão de Pessoas no Setor Público pela ENAP (2008) e Mestrado em Administração – PPGA/UnB (2013). É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Daniel Lima Gomes Júnior é Doutor Engenharia de Eletricidade (2017) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-PPGEE). Possui graduação em Ciência da Computação (2007), mestrado em Engenharia de Eletricidade com concentração em Ciência da Computação (2010) Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão e diretor da Agência de Inovação do IFMA.

CASES

Nara Caliman é Gerente do LAB.ges – Laboratório de Inovação na Gestão, do governo do Espírito Santo. Depois de um tempo intenso na área de marketing, se encontrou na gestão pública a partir de 2001, ao atuar em municípios como servidora e consultora. Desde 2008 é servidora. Especialista Em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Governo do Espírito Santo (ES), com atuações como coordenadora de parcerias com o terceiro setor e gerente do projeto de implantação do LAB.ges. Alumni do Professional Fellows Program, do Departamento de Estado Americano, graduada em Publicidade e Propaganda e Mestre em Administração pela Ufes. Docente de pós-graduação em gerenciamento de projetos e na Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP. Acredita no aprendizado constante e na transformação pela conexão entre as pessoas.

Ricardo Gonçalves é Gestor de projetos de Governo Digital e de Experiência do Usuário no Íris Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Graduado em Engenharia Química, pela UFRJ e cursa MBA em Gestão de Projetos pela USP. Atuou na Secretaria de Planejamento do Ceará com gestão para resultados e monitoramento de projetos estratégicos. Posteriormente, como consultor, atuou em projetos de gestão pública, na esfera municipal e estadual, em diversos estados do país. Atualmente, atualmente é gestor de projetos de Governo Digital e de Experiência do Usuário no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará.

OFICINA

Ádilla Marvão é designer e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA, concluindo o MBA em Design, Inovação e Estratégia pela Fundação Sousândrade- FSADU. É docente em Design no Instituto Federal do Maranhão- IFMA. Tem experiência em mentoria em Design Thinking. Desenvolve pesquisas em Design cujos temas são Design Colaborativo, Co-criação, Design Social, Design Thinking, Lean e Agile; Metodologias de projetos em Design Gráfico, Gamificação, Infográficos. Coordenou o projeto Design Para Todxs – Etapa II na reserva Extrativista Quilombo do Frechal. Integrante do Comitê Gestor da Fábrica de Inovação do IFMA – São Luís Monte Castelo.

ENTREVISTA

Leandro Franco é o atual Superintendente de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, onde coordena o programa Inova Maranhão. Foi gestor público e trainee em Gestão Pública do Vetor Brasil na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, atuando no desenvolvimento econômico de cadeias produtivas.

Paulo Henrique Souza é coordenador do PequiLab- Laboratório de Inovação de Goiás. Líder de equipe nas frentes de Governança e Comunicação Estratégica e Monitoramento intensivo da agenda estratégica de governo, Tratamento e qualificação de informações gerenciais para suporte à tomada de decisão.

MESA-REDONDA

Leandro Costa é secretário Adjunto de Tecnologia da Informação (SEATI). Possui Graduação em Sistema de Informação pela Universidade CEUMA (2007). Possui Pós-Graduação em Administração Pública pela Universidade CEUMA (2012). Profissional com larga experiência em Administração de Redes de Computadores baseadas em plataforma Windows Server e Linux/Debian; Conhecimentos Técnicos em Banco de Dados SQL Server e My SQL; Conhecimentos Técnicos em Linguagem de Programação PHP e ASP.NET; Especialista em Administração Pública.

Luanna Roncaratti é Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB, faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG desde 2006. Atualmente, encontra-se em exercício na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, como Coordenadora Geral de Pesquisa com Usuários do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos. Já atuou no Ministério de Planejamento, no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Escola Nacional de Administração Pública e no Ministério da Integração Nacional.

Dalila Ramalho é coordenadora de Operações do Colab.re. Por meio do aplicativo Colab, a população consegue fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, bem como propor soluções para melhorar a cidade.

 

Confira a programação completa

 

 


Texto: Iza Ribeiro (ASCOM EGMA)

   

   Escola de Governo do Maranhão

 

Endereço

Rua da Estrela, n° 540
Centro – São Luís – Maranhão

CEP: 65010-200

 

Contato

E-mails:

ouvidoria@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI