9/10/2021 8:31 am

Diretor do EGMA, Odair José, e mais 10 autoridades estão entre os convidados do III Seminário de Inovação e Modernização da Gestão Pública. Confira a programação

Evento discutirá o tema “Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”

Odair José, diretor da Escola de Governo da Maranhão (EGMA); Davi Telles, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); e mais outras autoridades maranhenses e de outros estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, estão entre os convidados do III Seminário de Inovação e Modernização da Gestão Pública, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro.

O evento é realizado pela EGMA para servidores estaduais e municipais e será transmitido pela EGMA Virtual, pelo canal do Youtube da EGMA e nas redes sociais da escola. Com o tema “Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”, a proposta é oferecer um espaço para troca de experiências sobre Inovação da Gestão Pública, Governança Digital e Tecnologia, dentre outros. As atividades incluem palestras e mesas-redondas, além de apresentação de cases com Laboratórios nacionais de Inovação em Governo.

As inscrições continuam e devem ser realizadas através do site da egma.ma.gov.br. Os servidores públicos estaduais e municipais receberão certificado emitido pela EGMA, após o seminário.

“É com muita alegria que vamos realizar o nosso terceiro seminário sobre a modernização da gestão pública. O tema Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública é muito importante para nossa gestão, pois temos atuado através do Laboratório de Inovação em Governo da EGMA- LABIGOV, desenvolvendo novos produtos e processos, eventos e também oferecendo formações, juntamente com a FAPEMA, SEATI, SECTI e outros parceiros, visando desenvolver soluções para os problemas do Estado, por meio de metodologias inovadoras e prototipagem de projetos”, afirmou o diretor da EGMA, Odair José.


PROGRAMAÇÃO


14 de outubro (QUINTA-FEIRA)


14h- Cerimônia de Abertura
14h30- Palestra de Abertura: “Governança Digital, Tecnologia e Inovação em Processos na Gestão Pública”. Palestrante: Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação ( Rio de Janeiro- RJ)
15h30- Mesa Redonda: Governança Digital e Inovação em Governo. Com
Leandro Costa – SEATI e Luana Faria – LABORA!gov
16h30- Mesa-Redonda: “Inovação e Novas Tecnologias”. Com Davi Teles –
SECTI e Luana Bayestorff – Nidus Lab (Santa Catarina- SC)
17h30- Encerramento


15 de outubro (SEXTA-FEIRA)


14h- Mesa Redonda: Usos das Ciências de Dados na Gestão Pública com Dionatan Carvalho – IMESC
15h- Palestra: O Papel dos Laboratórios de Governo. Palestrante: Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação (Rio de Janeiro- RJ)
16h30- Mesa Redonda: Inovação em Produtos e Serviços na Gestão Pública com apresentação dos laboratórios nacionais: LABORA!gov, Íris Lab, Nidus Lab e Laboratório de Inovação em Governo da EGMA- LABIGOV.
17h30- Encerramento

CONHEÇA OS CONVIDADOS


• Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação Pública (Rio de Janeiro
– RJ)

Mestre em Educação e pedagogo. Servidor de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atualmente ocupa o cargo de gerente técnico na Superintendência de Gestão de Pessoas. Liderou a equipe responsável pela implantação do laboratório de inovação da ANAC. Possui experiência em gestão de pessoas no setor público, gestão do conhecimento, gerenciamento de projetos e inovação. É fundador do “Conexão Inovação Pública”, do Rio de Janeiro (RJ), movimento destinado à promoção da inovação no setor público.


• Luana Bayestorff – Nidus – Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina – SC


Servidora pública, especialista em gestão pública avançada. Trabalhou nas ações de implementação do sistema de análise e solicitação de apoio financeiro de propostas de turismo, cultura e esporte e foi responsável pela criação do portal de serviços do Governo de Santa Catarina (SC). Atualmente, é gerente de Inovação em Governo vinculada à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina e coordenadora do Nidus – Laboratório de Inovação do Estado de Santa Catarina (SC).

• Renata Duarte- Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

Renata Duarte atua como Gestora de Projetos no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Gestão e Produção pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, está cursando MBA em Gestão de TI e Transformação Digital na Live University (LiveU) e Especialização em Gestão Pública e Inovação na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Renata atuou durante três anos como pesquisadora associada da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão e atualmente integra a Rede CoPLAC-GpDR e a Rede Interfederativa de Planejamento, além de ser alumni na Rede Vetor Brasil. Desenvolve pesquisas sobre os temas Gestão orientada para Resultados e Economia da Cultura.

Davi Romero – Íris Lab (CE)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará.

Foi Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Coordenador de Programas Acadêmicos, vice-diretor e diretor do Campus da UFC em Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Teoria da Computação. É pesquisador do InsightLab da UFC e do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Atualmente, é coordenador do projeto Governo Digital do Estado do Ceará, vinculado ao Programa Cientista-Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

 

• Luana Faria – LA-BORA! Gov – Laboratório de Gestão Inovadora
de Pessoas – Ministério da Economia


Psicóloga e servidora pública na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, onde fundou e, atualmente, lidera o LA-BORA! GOV – Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas. Tem experiência na aplicação da Teoria U e formação complementar em Ciência da Felicidade pela Universidade de Berkeley (BerkeleyX). Atua nas áreas de Gestão de Pessoas e Design de Experiências. Tem o objetivo de desenhar experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público.

 


SECRETÁRIOS DE ESTADO E AUTORIDADES LOCAIS


• Davi Telles – Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI


Advogado graduado pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, é mestre em Direito Social pela Faculdade de Direito da Universidade Sorbonne (Paris), professor universitário e da pós-graduação de Direito do Trabalho da Universidade Ceuma. Entre 2015 e 2017 foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Atualmente, é secretário da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).


• Leandro da Silva Costa – Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação – SEATI


Analista de Sistemas – Graduado pela Universidade CEUMA Pós-Graduado em Administração Pública pela Universidade CEUMA. Nos últimos dois anos atuando como Secretário Adjunto da SEATI. Atuou entre 2013 a Jun/2019 como Coordenador de TI da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, do Município de São Luís-MA. Atualmente, também, como membro do Grupo de Transformação Digital do CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), representando o Estado do Maranhão.


• Dionatan Carvalho – presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos– IMESC


Graduado como Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2009. É mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2013), com especialização em estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Atualmente é presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos– IMESC, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Maranhão, Produto Interno Bruto, Matriz Insumo-Produto e Desenvolvimento Socioeconômico.


• Daniel Lima – Coordenador da Fábrica de Inovação/IFMA


Possui graduação em Ciência da Computação (2007), mestrado emestrado em Engenharia de Eletricidade com concentração em Ciência da Computação (2010) e doutorado em Engenharia de Eletricidade (2017) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-PPGEE). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão e coordenador da Fábrica de Inovação (IFMA).


• Odair José – Diretor da Escola de Governo do Maranhão – EGMA


Professor e advogado, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) de 2002 a 2009. Em 2015, assumiu a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP). Ainda em 2015, foi nomeado presidente da Comissão Central de Licitação (CCL-MA). Atualmente, exerce a direção da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).


SERVIÇO: III Seminário de Inovação e Modernização da Gestão Pública
TEMA: “Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”
DATA: 14 e 15 de outubro de 2021
HORÁRIO: 14h às 17h30
LOCAL: Canal da EGMA Virtual, no Youtube e Redes Sociais da EGMA

TEXTO: ASCOM-EGMA

   

   Escola de Governo do Maranhão

 

Endereço

Rua da Estrela, n° 540 – Centro Histórico

São Luís – Maranhão

CEP: 65010-200

 

Contato

E-mails:

ouvidoria@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

Telefone:

(98)-3190-6133

Whatsapp:

(98)-3190-6133

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI